Início home Sobre home Pesquisas home índice home Colaboradores home Eventos home Buscar
s Fundamentos   Teses
  Design Industrial e Diversidade Cultural
 
O design da Fiat também tem seguido a estratégia de diferenciação do design de veículos por marcas, buscando caracterizar cada uma delas com uma identidade própria. A marca Lancia, por exemplo, relaciona-se ao luxo, elegância e sofisticação, com um design mais tradicional; a marca Alpha Romeu, à esportividade, luxo, elegância e sofisticação, com um design mais arrojado; e a marca Fiat, por sua vez, caracteriza-se por veículos de pequeno e médio porte, econômicos, produzidos em grande escala e como veículo de entrada no mercado automotivo.

Cabe observar, no entanto, que a adoção de estratégias de segmentação de mercados, baseadas na caracterização dos produtos de acordo com as marcas e a identidade corporativa, não tem atendido plenamente os requisitos dos indivíduos e da sociedade como um todo.

Verifica-se que, apesar do alinhamento com certas diretrizes corporativas e tendências internacionais de design, este tem demandado características diferenciadas entre determinados mercados.

As empresas têm diferenciado determinados modelos e versões de produtos entre os mercados. Há, por exemplo, modelos que são comercializados pela Volkswagen na Alemanha e não no Brasil, tais como: Lupo, Multivan, New Beetle Cabriolet, Phaeton, Sharan e Touran, dentre outros. Por outro lado, há modelos que são comercializados Brasil e não na Alemanha, tais como: Gol, Fox, Parati, Santana, Saveiro e Kombi, dentre outros (ver Figuras 234 e 235).
Figura 234 - volkswagen lupo, new beetle cabriolet, touran, PHaeton, sharan, multivan (alemanha, 2004)

 

Figura 235 -  volkswagen gol, parati, saveiro, santana, fox e kombi (brasil, 2004)
Os automóveis suecos da Volvo, apresentam, de um modo geral, uma composição formal mais racional. Apesar de terem incorporado formas mais arredondadas na década de 1990, apresentaram, até então, uma composição formal sóbria e mais estática, com cortes planos que, segundo o Entrevistado “I” (1998), pareciam feitos “a machado” (ver Figura 237).
Figura 237 - automóveis VOLVO 244 DL (suécia, 1970), VOLVO concept car (suécia, 1980), VOLVO 850 (suécia, 1990), VOLVO V70 (suécia, 2000)
 página anterior PÁGINA 02 próxima página  
todos os direitos reservados - Maristela Ono - 2009