Início home Sobre home Pesquisas home índice home Colaboradores home Eventos home Buscar
s Fundamentos   Teses
»  Design Industrial e Diversidade Cultural
 
No setor moveleiro, a diversidade cultural tem se manifestado no design industrial, no que tange aos requisitos simbólicos dos produtos, em aspectos tais como, por exemplo: preferência por determinados tipos de composições formais, cores e acabamentos, dentre outros.

Verifica-se, de um modo geral, a coexistência de uma pluralidade de tendências de design de móveis nas sociedades em geral, refletindo a multiplicidade de culturas que as compõem, inclusive entre pessoas pertencentes a determinados grupos e classes sociais, e territórios politicamente delimitados.

É possível, porém, identificar-se, conforme relatam os designers entrevistados das empresas Bertolini, Carraro, Escriba e Rudnick, certas características predominantes no design de produtos dos vários mercados.

Na Europa, por exemplo, com exceção da Itália, onde se costuma ter um design mais arrojado, os móveis “são mais tradicionalistas; têm desenhos mais clássicos [...], com linhas mais sóbrias. [...] A Alemanha está começando com uma linha um pouquinho mais arrojada, mas ainda com restrições”, segundo Torresan (2001). De acordo com a Entrevistada “AD” (2001), “... os italianos têm um design mais suave, mais humano, enquanto que, os Alemanha são mais racionalistas, mais pragmáticos”.

Predominam as configurações retilíneas e racionais no design de móveis da Alemanha, refletindo a cultura de sua sociedade e princípios do Funcionalismo, embora as mesmas coexistam outras mais tradicionais e rebuscadas (Figuras 291 a 296).

	DORMITÓRIOS DE CASAL DA HÜLSTA (ALEMANHA, 2004)
	DORMITÓRIOS DE CASAL DA HÜLSTA (ALEMANHA, 2004)
DORMITÓRIOS DE CASAL DA HÜLSTA (ALEMANHA, 2004)
	DORMITÓRIOS DE CASAL DA HÜLSTA (ALEMANHA, 2004)
Figura 291 – DORMITÓRIOS DE CASAL DA HÜLSTA (ALEMANHA, 2004)
FIGURA 293 -	MÓVEIS DE ESCRITÓRIO DA HÜLSTA (ALEMANHA, 2004)
FIGURA 293 -	MÓVEIS DE ESCRITÓRIO DA HÜLSTA (ALEMANHA, 2004)
FIGURA 293 - MÓVEIS DE ESCRITÓRIO DA HÜLSTA (ALEMANHA, 2004)
FIGURA 296 - MÓVEIS DE COZINHA DA NOBILIA INTERNATIONAL (ALEMANHA, 2004)
Na Itália, móveis com configurações mais arrojadas coexistem com outras tradicionais (Figuras 299 a 301).
FIGURA 299 - COZINHAS DA LINHA “MODERNE” DA ASTER CUCINE (ITÁLIA, 2004)
FIGURA 300 -	COZINHAS DA LINHA “TRADIZIONALI” DA ASTER CUCINE (ITÁLIA, 2004)
FIGURA 300 -	COZINHAS DA LINHA “TRADIZIONALI” DA ASTER CUCINE (ITÁLIA, 2004)
FIGURA 300 - COZINHAS DA LINHA “TRADIZIONALI” DA ASTER CUCINE (ITÁLIA, 2004)
FIGURA 301 -	ESTANTE E MÓDULOS COMPONÍVEIS DE SALA DE ESTAR DA LEMA (ITÁLIA, 2004)
FIGURA 301 -	ESTANTE E MÓDULOS COMPONÍVEIS DE SALA DE ESTAR DA LEMA (ITÁLIA, 2004)
FIGURA 301 - ESTANTE E MÓDULOS COMPONÍVEIS DE SALA DE ESTAR DA LEMA (ITÁLIA, 2004)
 capítulo anterior PÁGINA 01 próxima página  
Todos os direitos reservados - Copyright © Maristela Mitsuko Ono 2004 / 2007 / 2009.