Início home Sobre home Pesquisas home índice home Colaboradores home Eventos home Buscar
s Fundamentos   Teses
»  contextualização histórica
 
A diversidade cultural tem também trazido implicações importantes ao design de produtos do setor moveleiro do Brasil, marcado por fortes influências estrangeiras e pelo processo de hibridismo, ao longo da história. (ver Quadro 81)

A diversidade cultural tem se manifestado entre as várias regiões do Brasil, e, conforme salienta Aladir Torresan1▼ (2001) - designer, gerente de engenharia da Móveis Carraro S.A. - “existe uma diferença muito grande no mercado brasileiro”.

O fato é que não é plausível conceituar um design “nacional”, “brasileiro”, que seja absoluto, hermético e homogêneo, considerando-se a ampla diversidade cultural existente entre as várias realidades do país. Esta visão é corroborada por José Roberto Calejo2▼ (2001) - designer, vice-presidente da Escriba Ind. e Com. de Móveis Ltda - a quem, em certa ocasião, foi perguntado “O que é um design ‘brasileiro’?”, e cuja resposta foi: “Eu não sei”.

Clique aqui para abrir o quadro 81


1▲TORRESAN, Aladir. Aladir Torresan: entrevista. Bento Gonçalves, 2001. Entrevista concedida a Maristela Mitsuko Ono, em 25/maio 2001.
2▲TORRESAN, Aladir. Aladir Torresan: entrevista. Bento Gonçalves, 2001. Entrevista concedida a Maristela Mitsuko Ono, em 25/maio 2001.
 capítulo anterior PÁGINA 01 próximo capítulo  
Todos os direitos reservados - Copyright © Maristela Mitsuko Ono 2004 / 2007 / 2009.