Início home Sobre home Pesquisas home índice home Colaboradores home Eventos home Buscar
s Fundamentos   Teses
»  Design Industrial e Diversidade Cultural
 
A Volkswagen Kombi é um exemplo de produto que tem resistido ao processo de obsolescência acelerada de modelos. Ela encontra-se no mercado brasileiro há mais de 50 anos, e seu modelo atual é similar ao da versão alemã da década de 1960 (ver Figura 254).
FIGURA 254 - VOLKSWAGEN KOMBI LOTAÇÃO (BRASIL, 2003) E KOMBI DA ALEMANHA (1967)
A diversidade de gostos e preferências entre culturas distintas pode ser observada também nos tipos de cores, acabamentos e texturas de produtos.

Em relação às cores dos veículos, por exemplo, “o brasileiro é extremamente conservador”, preferindo carros acromáticos. “Enquanto o europeu usa cores bem mais berrantes, arrojadas e vivas, o brasileiro usa cores mais discretas, ou seja, prata, cinza, preto; cores assim. A gente se preocupa bastante com isso para o mercado brasileiro”, afirma o Entrevistado Z (2001).
    Aqui no Brasil, [...] a cor mais vendida é o prata. Vende-se muito prata, cinza, preto, (ver vídeo 01 ) (ver vídeo 02 ) (ver vídeo 03 ) (ver vídeo 04 ) (ver vídeo 05 ) (ver vídeo 06 ) (ver vídeo 07 ) que não são cores [propriamente ditas] (chamam-se até de acromáticas), enquanto que, na Europa, tem-se uma facilidade maior em se ter um carro mais colorido, com cores mais fortes (ver vídeo ). Existem várias explicações, técnicas, inclusive, para isso. Aqui no Brasil nós temos um nível de insolação muito alto. Temos praticamente nove meses de sol, em quase todo o país, e a incidência de luz é muito maior, por estarmos mais próximos do Equador. Então, as cores mais fortes acabam enjoando a pessoa, enquanto que, na Europa, se tem a maior parte do tempo cinza, no inverno, primavera e outono, com pouco tempo de sol pleno, e as pessoas precisam ver mais cores. [...] No Brasil, a luminosidade média é de 6000 Lux, enquanto que na Europa é de 2500 Lux. Então, existe uma quantidade de luz muito maior aqui, e isso acaba realçando muito as cores. (NAKAMURA, 2001).
      Escutar trecho em áudio:
A preferência do público consumidor brasileiro por automóveis de cores neutras e escuras tem se refletido nas opções de cores oferecidas pelas empresas do setor automotivo, atuantes no país (ver Figura 255).
Figura 255 - opÇÕes de cores externas básicas (cinza, preto e branco) e metálicas (cinza e prata) do automóvel volkswagen gol special (brasil, 2004)
As opções de cores do Fiat Palio diferem para os mercados brasileiro, chinês e indiano (ver Figuras 257, 258 e 259).
Figura 257 - página da Fiat Automóveis S.A. na internet, apresentando as opções de cores externas do automóvel fiat palio fire 1.0 8v - 4 portas (2003)o (malharia colmeia preto) do volkswagen gol special (brasil, 2004)
Figura 258 - página da fiat da china na internet, apresentando as opções de cores do fiat palio (2003)
 página anterior PÁGINA 04 próxima página  
todos os direitos reservados - Maristela Ono - 2009